Quinta-feira, 28 de Setembro de 2006

MARGARIDA " Biografia "

Margarida Guerreiro

www.margarida_guerreiro.blogs.sapo.pt

www.margaridaguerreiro.com  (em breve)

www.euforia.nl

www.bartilotti.com

" Todos nós ou quase todos, já tivemos aquela sensação de sentir, nalgum momento da nossa vida, alguma injustiça nos desígnios de Deus. Muitas vezes por razões negativas ou mesmo dramáticas. Outras por razões positivas como é o caso. Passo a explicar: Porque razão a Margarida é uma mulher lindíssima, elegante, extremamente simpática, educada, bem formada, com grande força interior e que, ainda por cima, canta bem! Uma injustiça! E com aquele seu ar bem português, bem ibérico, bem latino, apaixonou-se pelo Fado. O Fado ganha com a presença da Margarida. Eu, fadista lhe agradeço!

António Pinto Basto

 

 

O Alentejo tem a música na raiz, no Alentejo a música tem um sabor diferente, e foi nesse Alentejo, em Montemor-o-Novo que num quente dia de Junho nasceu Margarida Guerreiro. Embora não seja oriunda de uma família com ligação ao mundo das artes, desde muito cedo que manifestou interesse pelas mais diversas formas de arte, principalmente pela música.

Aos onze anos conheceu Manuel Justino Ferreira, poeta, guitarrista, homem da rádio, do teatro que se enterneceu com a curiosidade infantil de uma menina que liga para um programa de rádio a fim de participar num concurso e canta em directo " Ai Mouraria " de Amália Rodrigues. Foi o ínicio de uma amizade e cumplicidade de muitos anos.

Apaixona-se pela sonoridade da Guitarra Portuguesa e apresenta-se pela primeira vez em público, no Convento de S. Domingos com D. Vicentex da Câmara e José da Câmara.

Os convites para os mais diversos eventos sucederam-se,e durante a adolescencia, paralelamente com os estudos cantou ao lado de nomes como : Manuel de Almeida, Carlos Zel, António Pinto Basto, Margarida Bessa, mas o concerto que não esquece foi aquele em que subiu ao palco ao lado de Amália Rodrigues no Cine Teatro Curvo Semedo.

Nesta fase teve o privilégio de conhecer e trabalhar com Pedro Veiga (Guitarra Portuguesa), José Luis Nobre da Costa (Guitarra Portuguesa), Jaime Santos (Viola)Professor Joel Pina (Viola Baixo) que tiveram um papel preponderante na sua aprendizagem e evolução enquanto cantora.

Convidada para o programa "Lugar aos Novos" na Rádio Renascença e vencedora do concurso de fado do "Amália Clube de Fado" perante um júri composto por João Braga , Carlos do Carmo, Rodrigo e Carlos Zelx, que resultou na gravação de dois temas num CD representativo deste concurso.

Surgem as primeiras apresentações em programas de televisão (Portugal Português, Fados de Portugal...), de que resultam convites para: Festival de Música Internacional El Hatillo na Venezuela, Expo 98, II Encontro de Jornalista, Festival das Quatro Cidades, digressão na Suiça, Canadá, percorreu diversos teatros em Espanha durante um ano com o espectaculo Fado Flamenco.

Em 2003 surge o seu primeiro trabalho discográfico "Sal e Mel" editado pela Ovação. A crítica e a aceitação por parte do público foram bastante favoráveis e Margarida Guerreiro tornou-se presença assidua em programas de televisão (Portugal no Coração, A Vida é Bela, Olá Portugal, Sic 10 horas, Praça da Alegria, Olá Portugal,...), rádio, imprensa, espaços culturais (Fnac) e percorreu o pais com o seu concerto ao vivo.

Em 2004 foi uma das fadistas da nova geração, escolhidas para integrar o CD " Divas do Fado Novo" com Misia, Ana Moura, Katia Guerreiro,Cristina Branco, Ana Laíns, ,e na compilação "Cantar Amália" das Selecções do Reader`s Digest.

Em 2005 é convidada no CD "Fado Capital VI" e é referenciada no livro  "O futuro da Saudade" o novo fado e os novos fadistas de Manuel Halpern.

Convidada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa a representar Portugal, com António Eustáquio (Guitarra Portuguesa ) e Quarteto de cordas no festival "Rencontres Musicales de Mediterranée" na Córsega.

x«Margarida Guerreiro est une grande chanteuse à la voix magnifique».x

x«Le sourire radieux, a enchanté de sa voix le public du théâtre municipal».x

x«Une magnifique embassadrice pour Portugal».x

xCorse Matin, 9 Nov 2005x

 

Cantora convidada para gravar a convite da Cãmara Municipal do Fundão o disco temático "A Voz das Cerejas", com Custódio Castelo (Guitarra Portuguesa) e Miguel Carvalhinho (Guitarra Clássica) e a convite de Samuel canta um tema no CD x" Marchas de Almada". Acompanhou a RTP a Colónia, Alemanha para um programa directo comemorativo do 10 de Junho.

Também a convite do compositor, guitarrista e produtor Custódio Castelo ( que trabalhou com Mariza, Camané, Carlos do Carmo, Misia entre muitos outros,e foi o mentor do projecto Cristina Branco durante oito anos), Margarida Guerreiro dá voz ao projecto "encores", onde canta poemas de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Cecília Meireles, Pedro Homem de Melo, Amália Rodrigues, vestidos por composições inéditas de Castelo, numa viagem intimista que alia a Guitarra Portuguesa à poesia, à dança contemporãnea e de expressão livre e à voz.

 O CD de apresentação "encores" o concerto, tem lançamento marcado para Março de 2007

Simultâneamente estão a decorrer as gravações do seu novo trabalho discográfico

 "Lua Adversa" com produção e direcção musical de Custódio Castelo com lançamento previsto para o próximo ano.

: ,

publicado por ellveds às 05:22
| comentar | favorito

*ENCORES FADO - ESTRANHA FORMA DE VIDA

*IMAGENS " ENCORES "

*TRADUÇAO

*ENCORES

*posts recentes

* NOVO CD "ENCORES FADO - L...

* JORNAL de LETRAS

* VIVA a MUSICA - ENCORES F...

* ENCORES FADO Live - Anten...

* CUSTODIO CASTELO - Site O...

* FESTIVAL SETE SÓIS SETE L...

* Crítica - Concerto de Cus...

* “O Canto das Sirenes enco...

* MARGARIDA GUERREIRO e CUS...

* Festival de Alpedrinha

* Casino da Figueira da Foz

* A Guitarra Portuguesa de...

* CENTRO CULTURAL DO CARTAX...

* AMIGOS

* Arruda dos Vinhos 23 de N...

*DEIXE A SUA MENSAGEM "AQUI"

Free Guestbooks by Bravenet.com View my Guestbook
Free Guestbooks by Bravenet.com

*pesquisar

 

*Visitas

Efeitos Especiais

*arquivos

* Março 2008

* Janeiro 2008

* Dezembro 2007

* Julho 2007

* Abril 2007

* Março 2007

* Fevereiro 2007

* Novembro 2006

* Setembro 2006

* Agosto 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

*Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31